Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
Os dois maiores produtos agrícolas de Muniz Freire reunidos em um só evento: o 2° Seminário Café com Leite. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação de Desenvolvimento Comunitário Menino Jesus (Adecomej) e a Prefeitura de Muniz Freire.
“O objetivo do evento é justamente difundir informações e orientações técnicas para os produtores de café e leite da região. O primeiro seminário foi de grande valia, e esta segunda edição traz os temas mais demandados pelos produtores da região ”, disse Renan da Silva Fonseca, extensionista do Incaper de Muniz Freire. Ele ministrou a palestra “Estratégias de produção de leite a pasto e novas cultivares de forrageiras“, voltada principalmente para os bovinocultores participantes do evento.
Os cafeicultores também tiveramum momento mais exclusivo, no qual foi debatido o tema “Produtividade, uma ferramenta para a superação da crise financeira de cafeicultura“. O responsável pela condução destes trabalhos foi o extensionista do Incaper Fabiano Tristão Alixandre.
Teve ainda uma palestra que contemplouas duas atividades como tema “Aproveitamento dos Resíduos Gerados na Propriedade para Elevação da Produtividade e Redução do Custo de Produção ”,conduzido pelo extensionista do Incaper Alciro Lamão Lazzarini e pelo Secretário de Agricultura de Iconha, Romário Volponi. “Os resíduos tanto do café quanto do leite podem ser aproveitados como adubo, evitando assim a contaminação do ambiente ”, explicou Renan.
O evento tevetambém um caráter social. Nas inscrições, foi arrecadado um quilo de alimentos não perecíveis, que serão doados à Apae e à Santa Casa de Muniz Freire. (*Fonte: AssCom Incaper)





