Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão
Alunos do curso técnico de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Carmine Biagio Tundisi, de Atibaia (SP), desenvolveram o projeto Estufa Vertical de Morangos, que promete facilitar e agilizar a produção da fruta, além de ser mais em conta financeiramente.
A estrutura foi construída com bambu e pallets de madeira, onde foram espalhados 50 vasos com as mudas. O projeto faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Avança Atibaia ”, de cinco estudantes. A ideia é implementar na cidade e nos municípios vizinhos o Arranjo Produtivo Local (APL), no qual o cultivo do morangoseria um dos pilares da integração dos setores produtivos da região.

“A estufa foi verticalizada para ser retirada do chão e colocada em uma altura que melhora a autonomia do produtor, que poderá fazer o trato em uma posição mais ergonômica ”, diz João de Souza Neto, um dos autores do TCC. Além disso, como a plantação das frutas é feita em vasos separados, caso haja contaminação, é possível eliminar apenas o recipiente comprometido &ndash, afastando o perigo de infestação e perda total do cultivo.
Revista Globo Rural





