Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
As recentes chuvas registradas na região de Patrocínio (MG) têm atrapalhado a colheita de café arábica da safra 2018/19 e prejudicado a qualidade dos grãos de varreção. Até o momento, cerca de 80% da safra foi colhida e a expectativa é que o recuo na qualidade fique próximo de 30% da produção nesta temporada.
Além desse cenário, o presidente do Sindicato Rural do município, Osmar Pereira, reforça que as chuvas também contribuíram para a ocorrência da primeira florada antecipada da safra 2019/20. “Isso já significa um prejuízo para a nova safra e, até o momento, as previsões indicam mais chuvas nos próximos dias na nossa região”, pondera.
Paralelamente, os preços mais baixos também preocupam os cafeicultores nessa temporada. Atualmente, a saca é negociada entre R$ 410,00 a R$ 420,00 na localidade, valores bem próximos aos custos de produção. E, apesar do ajuste nas margens, os produtores têm negociado o produto, uma vez que precisam quitar as contas de custeio e da colheita.
“E com a quebra próxima de 25% a 30% no ano anterior, o cafeicultor está carregando uma conta da safra passada. Esse é um cenário muito ruim, as margens de lucratividade são baixas e vão deixar problemas futuros”, pondera a liderança sindical.
(*Por: Fernanda Custódio-Fonte: Notícias Agrícolas)





