Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
Nas três primeiras edições da Mostra, cafés alcançaram até 91,5 pontos, com possibilidade de conseguir ainda melhores pontuações. (Divulgação)
Publicado em 14/05/2018 as 16:09 (Atualizado em 15/05/2018 as 12:32), postado por Comunicação Guaçuí , Fonte: Agricultura de Guaçuí
Nesta quarta-feira (16), A Prefeitura de Guaçuí, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), e o Incaper realizam o lançamento do IV Mostra de Café Especial do município. A reunião, que vai acontecer no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), a partir das 18h30, contará com homenagens, apresentação de regulamentos e degustação de cafés.
A Mostra também conta com o apoio da Acisg, Sebrae ES e Cooperativa de Produtores do Espírito Santo (Coopres). E em seu lançamento nesta quarta-feira, serão realizadas homenagens a cafeicultores do município e a apresentação do regulamento da IV Mostra de Café Especial de Guaçuí, além da degustação de cafés especiais.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, o lançamento se faz necessário, porque faz parte de um processo de visibilidade para o evento, que é um projeto de grande importância desenvolvido pela Semag e Incaper, com os demais parceiros. “O projeto é de grande importância, já que temos produtores com cafés de grande qualidade e merecem estar motivados a produzirem um café que vai agregar valor à produção, aumentado geração de renda das famílias ”, afirma. “Logo, o maior objetivo é apoiar os agricultores e dar visibilidade ao Programa de Cafés de Qualidade de Guaçui que, com certeza, vai alavancar a nossa agricultura e, em consequência, a economia de Guaçuí ”, completa.
O maior objetivo é apoiar os agricultores e dar visibilidade ao Programa de Cafés de Qualidade de Guaçui
Já o coordenador do Escritório Local do Incaper, Maxwel Assis de Souza, coloca que, dentro dos objetivos que a Mostra foi criada, a principal meta é identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem um café arábica de qualidade superior, com o objetivo de promover e valorizar a cafeicultura de Guaçuí. “Guaçuí sempre foi visto com um município que não produzia cafés de qualidade e a Mostra veio modificar essa imagem ”, destaca. “E nas três primeiras edições, já comprovamos que isso não é verdade, com cafés que alcançaram até 91,5 pontos, com possibilidade de conseguir ainda melhores pontuações ”, completa. “Então, esperamos que a Mostra consolide a cafeicultura de qualidade dentro do município de Guaçuí ”, enfatiza.
Outra finalidade dentro do Programa de Cafés de Qualidade de Guaçuí, com a realização da Mostra, é também incentivar que outros cafeicultores venham a produzir cafés de qualidade. Um processo que necessita de colheita no ponto certo, cuidados na secagem de forma mais lenta e equilibrada, além dos fatores de higiene no manejo do café. “O café é um fruto e deve ser tratado como um fruto, para a manutenção da sua qualidade, fazendo a colheita quando estiver maduro, quanto mais maduro melhor ”, esclarece Maxwel.
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
fonte: GUAÇUÍ.ES





