Sai nova lista dos produtos com direito a descontos no Pronaf em maio

A lista de culturas amparadas pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) que terão direito a desconto no pagamento de parcelas do financiamento de custeio em maio já está disponível. A relação de 16 produtos foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8), a partir de estudos e pesquisas que a […]

A lista de culturas amparadas pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) que terão direito a desconto no pagamento de parcelas do financiamento de custeio em maio já está disponível. A relação de 16 produtos foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8), a partir de estudos e pesquisas que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza sobre os preços de mercado em todo o país.


Neste mês, o maior desconto será concedido aos pequenos produtores de feijão caupi, em Mato Grosso, com bônus de 63,31%. O alho comum comercializado no Rio Grande do Sul também terá um desconto expressivo, superior a 50%, assim como a batata em Santa Catarina, com abatimento que chega a 46,37%.


Além destas culturas, terão direito a desconto os produtores de açaí, arroz em casca natural, babaçu, borracha natural, amêndoa de cacau, cana-de-açúcar, cará, erva-mate, leite, maracujá, mel, trigo e uva.


O desconto é concedido pelo governo federal quando o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia. Os descontos valem a partir de 10 de maio até 9 de junho deste ano.


Acesse a Portaria nº 296 do DOU para saber a relação com todos os itens e as regiões contempladas.


fonte: CONAB

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos