Programa Cozinha Capixaba movimenta orla de Guarapari

A orla da Praia da Areia Preta, em Guarapari, está agitada com a unidade móvel do Programa Cozinha Capixaba, que está requalificando profissionais da gastronomia no município. Quarenta pessoas estão participando do projeto &mdash, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com a […]

A orla da Praia da Areia Preta, em Guarapari, está agitada com a unidade móvel do Programa Cozinha Capixaba, que está requalificando profissionais da gastronomia no município. Quarenta pessoas estão participando do projeto &mdash, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com a Findes e o Sesi &mdash, na cidade. O curso teve início na segunda-feira (12) e se encerra nesta sexta-feira (16).


Paralela à Escola Móvel, localizada em frente ao Radium Hotel, foi instalada uma praça de alimentação com food trucks e música ao vivo. Além dos alunos do curso, moradores, visitantes e turistas frequentam o lugar desde o início da semana.


Para encerrar a quarta semana do curso, nesta sexta-feira (16), às 18 horas, e no sábado (17), às 19 horas &mdash, com a entrega dos certificados para os profissionais que passaram pela capacitação &mdash, a Prefeitura de Guarapari vai realizar aulas-shows abertas ao público com o comando de chefs da cidade. As pessoas presentes poderão acompanhar tudo em um telão, no local.


A requalificação em Guarapari contou com a presença do Chef Juarez Campos, que ensinou aos profissionais técnicas para a utilização do peixe e a tradicional moqueca capixaba. Ele ressaltou que o município tem vocação na pesca e com isso conta com produtos de qualidade. “Nem o melhor chef do mundo faz um bom prato com produtos que não tenham qualidade. Guarapari tem tradição em peixes. E nós, chefs, só existimos por causa dos agricultores, pescadores. Eu acredito no Programa Cozinha Capixaba. Essa é a filosofia do nosso governador: valorizar os produtos capixabas ”, ressaltou os profissionais.


A profissional Maria Buback, que trabalha no preparo de tapioca, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Amei. Aprendi a mexer melhor com o peixe, que é o primeiro prato da nossa região. Aprendemos um jeito diferente de fazer moqueca. O aprendizado é muito grande. O Governo do Estado está ajudando em nossa profissionalização. Temos a oportunidade de melhorar e ser reconhecidos. Para nós é um presente ”.


O gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag, Marcus Magalhães, ressaltou que o objetivo do programa, além de requalificar os profissionais da gastronomia, é valorizar os produtos da agricultura e da agroindústria regionais. “O Programa Cozinha Capixaba é um sucesso. Já passou por São Mateus, Conceição da Barra, Linhares e agora estamos fechando a semana em Guarapari. O foco das aulas é na vocação da produção agrícola e das agroindústrias de cada cidade. Em Guarapari, por exemplo, foi nos peixes, frutos do mar ”, disse.


A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guarapari, Thereza Christina, afirmou que, como o curso na cidade foi bem recebido, solicitou à Seag que a Unidade Móvel volte ao município para uma nova requalificação dos profissionais. Segundo ela, mais de 140 pessoas se inscreveram para participar.


Programa Cozinha Capixaba


O objetivo é oferecer a capacitação para desenvolver a gastronomia regional, capacitar os profissionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda. Além disso, serão valorizados os produtos produzidos no Estado, como embutidos, queijos, frutos do mar e carnes. Ao todo,25 municípios receberão os cursos.


As aulas serão ministradas nas unidades móveis do programa: uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada, com capacidade para os alunos acompanharem cada uma das aulas ministradas dentro da unidade.


Na parceria, a Seag ficará responsável por custear o curso, e as prefeituras, as demais despesas.


fonte: SEAG ES

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos