Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro
Demonstrar que é possível aumentar a lucratividade da propriedade rural de forma consciente, por meio da utilização de práticas de gestão e sustentabilidade, é o principal objetivo do Seminário Rural ISA, que será realizado no próximo dia 2 de março, no Centro de Convenções de Vitória.
Na ocasião, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) apresentarão os resultados obtidos por meio da aplicação do Diagnóstico de Indicadores de Sustentabilidade para Agroecossistemas (ISA).
Essa é a primeira ação do convênio firmado entre as duas instituições para atendimento a 600 produtores rurais situados nos municípios de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Ao todo, foi realizado o levantamento de 23 indicadores social, econômico e ambiental do estabelecimento rural, que é o que prevê a metodologia do ISA, apontando pontos críticos ou riscos e os pontos positivos e oportunidades de negócios.
Dentre os indicadores cita-se: planejamento e técnicas de produção para uso e conservação dos solos e recursos hídricos, atendimento das normas (código florestal, licenciamento ambiental, qualidade das águas subterrâneas e superficiais, legislação trabalhista, etc.), acesso a programas educacionais e de capacitação, manejo integrado de resíduos e sistemas de produção.
Segundo o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza, o sistema também gera uma série de informações úteis para auxiliar o gestor público na identificação de vulnerabilidades socioeconômicas, fragilidades ambientais, entraves e potencialidades de atividades rurais. “O levantamento é feito na propriedade, por um período de quatro meses, com participação ativa do produtor e após a identificação dos problemas, é feito um plano de ação de acordo com a possibilidade de cada produtor atendido ”, informou.
O plano de ação é construído em parceria com os produtores atendidos e é realizado de forma individual, conforme as necessidades e condições dos produtores. “Não adianta colocar como meta algo que ele não poderá fazer. Precisamos estar cientes da realidade de cada um e trabalharmos com afinco para que os resultados positivos apareçam ”, explicou Ruy Dias.
O Seminário Rural ISA é gratuito e será realizado no próximo dia 2 de março, a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Vitória.
fonte: SEBRAE





