Noite de premiação para produtores de café de Domingos Martins

??A noite de ontem (23) reuniu dezenas de produtores de café, para entrega da premiação dos vencedores do 2º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Com objetivo Identificar, promover e premiar os agricultores e agricultoras que adotarem técnicas de manejo das lavouras, colheita e pós-colheita, […]

??A noite de ontem (23) reuniu dezenas de produtores de café, para entrega da premiação dos vencedores do 2º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Com objetivo Identificar, promover e premiar os agricultores e agricultoras que adotarem técnicas de manejo das lavouras, colheita e pós-colheita, e reconhecer o trabalho dos produtores e produtoras rurais na busca constante da melhoria da qualidade, agregando valor ao seu produto, como meio mais eficaz de conquistar novos mercados cada vez mais exigentes.

Cada produtor pôde participar inscrevendo uma única amostra de um lote mínimo de quatro sacas de café arábica beneficiado de 60,5 kg. Foram aceitas amostras de café do tipo Cereja Descascado da safra 2017.






As amostras foram coletadas nos dias 17 e 18 de outubro e seguiram para avaliação sensorial e julgamento dos degustadores do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Brejetuba. Ao todo, 19 produtores se inscreveram no concurso de qualidade.

Em primeiro lugar ficou o café produzido em Alto Paraju. O produtor Sebastião Fortes Coelho alcançou 87,70 pontos na avaliação dos especialistas. O segundo melhor café é de Tijuco Preto, produzido pelo agricultor Falentin Herbest, com pontuação de 84,60, e em terceiro ficou o produtor Adriano Orlando Wruck, de Rio Ponte, com pontuação de 83,30.

O primeiro colocado ganhou R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), o segundo recebeu a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), e o terceiro recebeu uma roçadeira. Cada um deles vai receber também como premiação 100 sacos de calcário, cada, que será entregue em suas propriedades.





O evento ainda contou com sorteio de 03 bolsas de viagem, 01 roçadeira e 01 pulverizador costal manual, para o público presente.

Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Domingos Martins possui mais de 50 mil hectares de café arábica em produção, o que representa cerca de 35% de todo o café cultivado na região Centro-Serrana do Espírito Santo.

O 2º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins foi realizado pela Prefeitura Municipal, Coopram, Incaper e Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca &ndash, Governo do Estado do Espírito Santo, e teve apoio do Sindicato Rural de Domingos Martins, Premar, Mocal, Heringer, Café Dodô, Defagro, Sicoob, Banestes, IDAF, Sistema FAES, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Domingos Martins, e empresários do setor agrícola.

fonte: domingosmartins.es

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos