Chuva provoca danos em produção de café arábica, em Marechal Floriano, ES
Por conta do clima, a qualidade do café está sendo afetada. Fungos atacaram as plantas com a umidade e prejudicaram os grãos.
por Redação Conexão Safra
em 02/08/2017 às 0h00
2 min de leitura
“
Qualidade do grão de café ficou comprometida por conta das chuvas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta) |
O período de chuva está provocando perdas para os produtores de café arabica de Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo. Por conta da umidade, os fungos estão atacando as plantas e afetando a qualidade do café produzido no município.
O engenheiro agrônomo do Incaper, César Krohling, explica que, quando o grão começa a ficar maduro, que os fungos atacam.
“”Dá pra ver claramente o processo de fermentação que acontece. Ele começa no grão cereja, mas pode acontecer no próprio grão verde, e em casos específicos, como está acontecendo este ano, o fruto não amadurece, ou seja, não tem fruto cereja para descascar, interferindo na qualidade do café””, disse.
No entanto, o uso de fungicida (anti fungos) não é recomendado, porque pode comprometer a qualidade dos grãos. Diante da situação, o cafeicultor Denizar Estevão Douro afirmou que pofr ter perda de até 10% da sua safra de café este ano.
Mais Conexão Safra
“”Ano passado foi melhor, porque não precisamos fazer colheita seletiva, pois o café madurou igual por conta de seca. Este ano já tem bastante fruto maduro e seco, por causa do longo período de chuva””, destacou.
A colheita do café arábica está na reta final e, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), já passou de 75% em todo estado. Por outro lado, nas propriedades mais altas ainda deve ter colheita até dezembro.
Fonte: G1
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!