Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

*Leandro Fidelis
| Fotos:Leandro Fidelis |
O barista Leonardo Gonçalves, do Rio de Janeiro, sagrou-se campeão brasileiro de Aeropress, no último sábado (27), no Sítio Santa Rita, em Pedra Menina, na divisa entre Espera Feliz (MG) e Dores do Rio Preto (ES). Com a conquista do título, ele carimbou o passaporte para a disputa do Mundial em Seul (Coreia do Sul).
A competição envolveu a participação de 27 competidores de todo o país com domínio no preparo de bebidas utilizando a famosa cafeteira Aeropress. Similar a uma seringa, com esse modelo basta posicionar o filtro de papel (ou metal) na tampinha vasada, colocar o café na moagem dentro do reservatório cilíndrico, deixar um tempinho infusionando e pressionar a massa com a outra parte do equipamento diretamente na xícara.
Em etapas eliminatórias com três competidores, cada barista teve oito minutos para preparar sua bebida a partir de grãos especiais colhidos no Caparaó. Depois, às cegas, três jurados escolhiam o melhor café, classificando os participantes para as etapas finais.
O primeiro Campeonato de Aeropress foi realizado em 2008, na Noruega e rapidamente a novidade se espalhou pelo mundo. No Brasil, já é a terceira edição (as anteriores foram em São Paulo e Curitiba), mas a primeira em uma região produtora de cafés de qualidade. A organização é do diretor da Terceira Onda- Consultoria em Café.
*Você confere todos os detalhes do Campeonato Brasileiro de Aeropress na próxima edição da Revista Safra ES!





