Barista carioca vence Campeonato Brasileiro de Aeropress

Etapa nacional aconteceu pela primeira vez no Espírito Santo, no último domingo, bem perto das lavouras de cafés do Caparaó, na divisa com Minas

*Leandro Fidelis

Fotos:
Leandro Fidelis

O barista Leonardo Gonçalves, do Rio de Janeiro, sagrou-se campeão brasileiro de Aeropress, no último sábado (27), no Sítio Santa Rita, em Pedra Menina, na divisa entre Espera Feliz (MG) e Dores do Rio Preto (ES). Com a conquista do título, ele carimbou o passaporte para a disputa do Mundial em Seul (Coreia do Sul).

A competição envolveu a participação de 27 competidores de todo o país com domínio no preparo de bebidas utilizando a famosa cafeteira Aeropress. Similar a uma seringa, com esse modelo basta posicionar o filtro de papel (ou metal) na tampinha vasada, colocar o café na moagem dentro do reservatório cilíndrico, deixar um tempinho infusionando e pressionar a massa com a outra parte do equipamento diretamente na xícara.

Em etapas eliminatórias com três competidores, cada barista teve oito minutos para preparar sua bebida a partir de grãos especiais colhidos no Caparaó. Depois, às cegas, três jurados escolhiam o melhor café, classificando os participantes para as etapas finais.

O primeiro Campeonato de Aeropress foi realizado em 2008, na Noruega e rapidamente a novidade se espalhou pelo mundo. No Brasil, já é a terceira edição (as anteriores foram em São Paulo e Curitiba), mas a primeira em uma região produtora de cafés de qualidade. A organização é do diretor da Terceira Onda- Consultoria em Café.

*Você confere todos os detalhes do Campeonato Brasileiro de Aeropress na próxima edição da Revista Safra ES!

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos