pube
Geral

Prefeitura cadastra agricultores para compra de alimentos

Os produtos vão para famílias em situação de vulnerabilidade social

por Redação Conexão Safra

em 20/03/2017 às 0h00

3 min de leitura

Prefeitura cadastra agricultores para compra de alimentos

Em Cachoeiro, termina no próximo dia 7 de abril o prazo para fornecedores apresentarem proposta de venda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Podem participar da seleção, via Chamada Pública, os agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).


Os produtos são comprados pela prefeitura e distribuídos ao Banco de Alimentos, às entidades socioassistenciais e famílias em insegurança alimentar no município. Na lista, estão frutas, legumes, embutidos, laticínios, cereais, massas e doces.

pube


Entre os empreendedores familiares rurais contempláveis, seguindo orientação do programa, há mecanismos para estimular a participação de mulheres, pessoas assentadas por processo de reforma agrária e moradores de comunidade quilombola.


O agricultor interessado precisa reunir a documentação conforme listada no edital e apresentar na Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, dentro do prazo de inscrição. O setor fica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), ao lado do pavilhão da Ilha da Luz, disponível de segunda a sexta, sempre das 12h às 17h, também para dúvidas, pelo telefone 3155-5301.


De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Cristina Fonseca, fornecedores que residem em Cachoeiro são o alvo dessa etapa de cadastro. “Caso algum produto para compra não tenha fornecedor cadastrado até o fim do prazo, poderão participar, nestes itens, agricultores de municípios vizinhos ”, avisa.


O pagamento pelos produtos entregues será realizado mensalmente, após o envio das notas fiscais ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O investimento é na ordem de R$ 869 mil, para compra de 155 toneladas de alimento.

Confira os itens para compra no programa:

Frutasabacate, abacaxi, acerola, banana da terra, banana nanica, banana prata, coco verde, goiaba, laranja pera, limão Taiti, mamão papaia, maracujá, melancia, mexerica pokan e polpa de fruta
Folhososalface lisa, cebolinha, couve, repolho, salsinha e taioba
Legumes, raízes e tubérculosabóbora madura, abobrinha verde, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, couve flor, inhame, mandioca, milho verde espiga e palmito,tomate
Grãos e cereaisfeijão preto, feijão vermelho, fubá e canjiquinha
Laticíniosiogurte, queijo minas frescal e queijo meia cura
Docesdoce de jaca, compota de figo e compota de mamão
Embutidoslinguiça suína frescal, cortes de carne suína (costela), cortes de carne suína (lombo) e cortes de carne suína (pernil)
Outrosmel, filé de tilápia, ovo caipira, açúcar mascavo, pó de café, biscoito caseiro doce, macarrão caseiro, massa de lasanha e pão caseiro doce


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!