Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A crescente crise hídrica, o quadro de insegurança alimentar, o uso abusivo de agrotóxicos, pesticidas e herbicidas químicos, a dependência do monopólio internacional de fertilizantes, a preocupação com a saúde da população brasileira e capixaba, a conservação do meio ambiente e a valorização da agricultura familiar é o que justifica a criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Sul do Espírito Santo (NEASES), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Alegre, patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e que abrange o Litoral Sul e o Sul do Espírito Santo e da Região do Caparaó Capixaba.
Durante dois anos (2016-2018) o NEASES tem o objetivo de capacitar bolsistas envolvidos com o núcleo, mapear propriedades que praticam técnicas da Agroecologia e/ou produção orgânica, criando assim um roteiro ecoturístico e um mosaico/rede de pessoas envolvidas com práticas sustentáveis de produção, e instituições ligadas a pesquisa e a extensão rural.
Para Wallace Lima, coordenador do NEASES, o núcleo servirá como um centro de referência e difusão de tecnologias agroecológicas/orgânicas, socializando conhecimentos, vivências, produtos, técnicas e metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com as comunidades rurais e urbanas, contribuindo para a reversão da crise civilizatória. “O núcleo também ofertará aos agricultores familiares e interessados, uma formação sobre agroecologia e produção orgânica, difundindo, assim, a cultura da agroecologia, da inovação e do empreendedorismo, estimulando programas de incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar, para que tenhamos comunidades mais sustentáveis ” finaliza Wallace.
O público atendido pelo NEASES inclui professores e estudantes do Ifes, da Ufes e da rede pública e particular de ensino, instituições envolvidas com pesquisa e extensão rural, Escolas Famílias Agrícolas, produtores rurais dedicados a agroecologia/produção orgânica, agricultores e agricultoras familiares já envolvidos com transição agroecológica ou que queiram conhecer a importância da agroecologia.
Greice Norbiato, estudante do o 2º ano do curso de Agropecuária e bolsista do núcleo, disse que será uma ótima oportunidade para que ela e os outros bolsistas coloquem em prática os conhecimentos sobre Agroecologia, enriquecendo os conteúdos teóricos da sala de aula. “Vivenciar a rotina dos agricultores familiares envolvidos com a transição agroecológica será maravilhoso ”, finaliza Greice.
Destaca-se ainda, a importância e comprometimento dos parceiros na elaboração e execução do projeto, bem como a formação de novas parcerias e envolvimento do público beneficiário para que os objetivos/metas possam ser alcançados.
Contatos: Wallace Lima, (28) 3552-8131, ramal 204, e-mail: wallace@ifes.edu.br, e/ou com Geraldo Dutra, (28) 9-9975-7514.
Geraldo José Alves Dutra
Especialista em Educação Ambiental e Recursos Naturais
Neases &ndash, Ifes – Campus de Alegre





