Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“
| O 1º Seminário da Agricultura Familiar acontecerá a partir das oito horas, no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) de Piúma, no Sul do Estado. |
Nesta quinta-feira (20), será realizado o 1º Seminário da Agricultura Familiar, a partir das oito horas, no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) de Piúma, no Sul do Estado. A expectativa é que mais de 100 agricultores familiares e produtores rurais participem e sejam incentivados a se inserir, cada vez mais, no cronograma de atividades do Território Sul Litorâneo (TSL), que envolve os municípios Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Piúma, Iconha, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Presidente Kennedy.
O evento tem como realizadores o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD).
Segundo o coordenador do grupo de apoio ao NEDET do Território Sul Litorâneo, Alexandre Bergot, o evento permitirá que o próprio agricultor repasse as suas experiências, suas conquistas e dificuldades aos outros colegas e técnicos. “Os casos exitosos trazem um impacto positivo ao público, além de estimular a interação entre os participantes. O mote do seminário será, então, os casos de sucesso e as experiências dos agricultores ”, explicou.
A abertura do evento será feita pelo coordenador do Fórum do Território Sul Litorâneo, Ronaldo Omar Martins Dutra e em seguida, o novo Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Aureliano Nogueira da Costa, fará a sua apresentação.
O gerente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Luiz Carlos Leonardi Bricalli, dará sequência ao evento com a palestra “A agricultura Familiar diante de um Novo Cenário Rural ”.
Para Bricalli, a realização do seminário é fundamental para evidenciar a importância da agricultura familiar no Estado, que está presente em todos os municípios capixabas, representando 80% das famílias do campo. “A agricultura familiar também emprega 64% da mão de obra, gerando 44% da riqueza, embora ocupe apenas 36% da área do meio rural. Além disso, ela é responsável por 70% dos alimentos que chegam a nossas mesas todos os dias. Esses números reafirmam a sua importância econômica e social ”, acrescentou.
O extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Dirceu Antunes (Lêla) irá palestrar sobre Agroecologia, Agricultura Orgânica e Agrotóxicos, com a participação de agricultores orgânicos e também convencionais, compartilhando as suas experiências.
O tema agroindústrias e legislação, com expectativas para o mercado de pescado, será ministrado pelas servidoras do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), as médicas veterinárias Talita Pimenta de Paoli e Luzia Miyuki Amano, junto aos agricultores familiares interessados em regularizar o seu pescado ou a agroindústria.
O evento contará com a participação de membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que, juntos aos agricultores familiares e representantes das cooperativas e associações, vão dialogar sobre comercialização, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Na ocasião, terá um espaço para a Feira da Agricultura Familiar, com produtos do TSL, que estará aberto a quem tiver interesse em expor e vender produtos durante o evento.
Fonte: Incaper





