Aproximadamente 30 produtores rurais participaram de um dia especial sobre fertilidade do solo. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Atraf) localizada no Distrito de Trindade, no município de Iúna.
Durante o evento foram discutidos os mitos e verdades sobre fertilizantes utilizados na cultura do café. Demandas como o uso de calcário no solo, adubos disponíveis no mercado e os diferentes tipos de fertilizantes revestidos também foram destaques durante o encontro. O Instituto ressaltou a importância da carta da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, relatando que o produto vendido como calcário líquido é apenas um fertilizante a base de cálcio que não atende a necessidade nutricional do café em relação a cálcio e magnésio. Também não apresenta eficiência na correção de acidez na dose recomendada pelo fabricante.
“O evento foi de extrema importância para a agricultura de Iúna, pois tiramos dúvidas e comprovamos que não existe produto milagroso no mercado, e que o uso de produtos sem eficiência comprovada pode comprometer a produtividade e a renda do agricultor familiar ”, afirma o extensionista e mestre em solos e nutrição de plantas, Matheus Fonseca de Souza.
Por fim, os produtores visitaram as lavouras onde foram aplicados os produtos.
Fonte: Incaper
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos