Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Redação
Apiacá
O PROJETO PAIS, DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO, OFERECE UMA NOVA ALTERNATIVA DE TRABALHO E RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
O projeto Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (Pais), desenvolvido em Apiacá pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura, oferece uma nova alternativa de trabalho e renda para a Agricultura Familiar no município. Com o apoio técnico do Sebrae, o Pais melhora a qualidade da produção e diversifica o cultivo das hortaliças, frutas e cereais, bem como das plantas medicinais e fitoterápicas. O projeto, também, estimula os produtores à prática da Agricultura Orgânica, sem o uso de agrotóxicos, o que é ideal para o consumo humano.
O projeto PAIS em Apiacá beneficia 50 famílias de diversas localidades da zona rural acompanhando e oferecendo assistência total aos agricultores familiares. O prefeito Humberto Alves de Souza &ndash, Betinho &ndash, destaca que a Prefeitura também garante espaço para comercialização semanal, todos os sábados, na Sede do município. Para o prefeito, Apiacá está apostando em um mercado promissor. “Percebemos que, dando apoio aos agricultores familiares, podemos, gradativamente, criar um mercado no município: o da produção de alimentos orgânicos, que está em franco crescimento em todo o Brasil ”, afirma Betinho.
A Administração Municipal disponibiliza toda a estrutura e logística para apoiar os agricultores, desde o transporte dos produtos da zona rural até a Sede, proporcionando o escoamento dos seus produtos, até a montagem das barracas da feira contribuindo para o aumento da renda dessas famílias.
A secretária de Ação Social, Rosane Sotelo, ressalta que o mercado de Agricultura Orgânica, a cada ano, ganha mais espaço no setor agrícola brasileiro, o que pode representar uma excelente oportunidade para os agricultores. “Em média, os produtos orgânicos agregam 30% no preço dos produtos. Tudo depende de como o produtor gerencia a sua unidade de plantio, além da demanda do mercado. A Prefeitura faz a sua parte, incentivando e promovendo assistência aos produtores e ampliando e melhorando o canal de comercialização dos produtos ”, lembra a secretária.





