Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 02 de fevereiro
Redação
Apiacá
O PROJETO PAIS, DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO, OFERECE UMA NOVA ALTERNATIVA DE TRABALHO E RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
O projeto Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (Pais), desenvolvido em Apiacá pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura, oferece uma nova alternativa de trabalho e renda para a Agricultura Familiar no município. Com o apoio técnico do Sebrae, o Pais melhora a qualidade da produção e diversifica o cultivo das hortaliças, frutas e cereais, bem como das plantas medicinais e fitoterápicas. O projeto, também, estimula os produtores à prática da Agricultura Orgânica, sem o uso de agrotóxicos, o que é ideal para o consumo humano.
O projeto PAIS em Apiacá beneficia 50 famílias de diversas localidades da zona rural acompanhando e oferecendo assistência total aos agricultores familiares. O prefeito Humberto Alves de Souza &ndash, Betinho &ndash, destaca que a Prefeitura também garante espaço para comercialização semanal, todos os sábados, na Sede do município. Para o prefeito, Apiacá está apostando em um mercado promissor. “Percebemos que, dando apoio aos agricultores familiares, podemos, gradativamente, criar um mercado no município: o da produção de alimentos orgânicos, que está em franco crescimento em todo o Brasil ”, afirma Betinho.
A Administração Municipal disponibiliza toda a estrutura e logística para apoiar os agricultores, desde o transporte dos produtos da zona rural até a Sede, proporcionando o escoamento dos seus produtos, até a montagem das barracas da feira contribuindo para o aumento da renda dessas famílias.
A secretária de Ação Social, Rosane Sotelo, ressalta que o mercado de Agricultura Orgânica, a cada ano, ganha mais espaço no setor agrícola brasileiro, o que pode representar uma excelente oportunidade para os agricultores. “Em média, os produtos orgânicos agregam 30% no preço dos produtos. Tudo depende de como o produtor gerencia a sua unidade de plantio, além da demanda do mercado. A Prefeitura faz a sua parte, incentivando e promovendo assistência aos produtores e ampliando e melhorando o canal de comercialização dos produtos ”, lembra a secretária.





