De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou 117,34 mil toneladas de arroz em agosto. Na comparação com o mês anterior, o incremento foi de 70,2% e na variação anual, quando o país exportou 79,66 mil toneladas, a alta foi de 47,3%.
Com as forte altas do dólar, o arroz brasileiro se tornou mais competitivo frente ao da Tailândia, maior exportador mundial.
A melhor qualidade do grão brasileiro, frente ao produto asiático, aumentou a procura por países como Cuba (83,29 mil toneladas), Senegal (81,83 mil toneladas), Serra Leoa (52,34 mil toneladas) e Iraque (42,00 mil toneladas).
No acumulado do ano safra 2015/2016, iniciado em março, o Brasil exportou 599,92 mil toneladas de arroz, podendo totalizar 1,20 milhão de toneladas na safra.
No caso da Tailândia, as exportações devem alcançar 10,2 milhões de toneladas na temporada.
Fonte: Agrolink
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos