pube
Geral

Agro ExpoNorte: Último dia de evento revela ganhadores da feira de ciências e do concurso leiteiro

por Redação Conexão Safra

em 24/08/2015 às 0h00

3 min de leitura

Agro ExpoNorte: Último dia de evento revela ganhadores da feira de ciências e do concurso leiteiro

pube
O último dia da maior feira do agronegócio do norte capixaba, a Agro Exponorte, foi marcado pela apresentação dos ganhadores da Feira Escolar Municipal de Ciências e Desenvolvimento para um Ambiente Sustentável e dos vencedores do Concurso Leiteiro. Durante quatro dias de evento foram realizados minicursos, palestras, mesas-redondas, além das negociações nos estandes expositivos.

Com o tema: Água – Escassez Hídrica, a Agro ExpoNorte
é uma realização do Sindicato Rural de Linhares com apoio da Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura e o Fundo Municipal de Meio Ambiente (Fumdema). Neste sábado (22), os organizadores da feira revelaram os projetos vencedores da feira de ciências que envolveu mais de 200 alunos de nove escolas municipais.

Após a avaliação da banca julgadora, o projeto “Reuso da água para irrigação ”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zeferino Batista Fiorot, do bairro Santa Cruz, conquistou o primeiro lugar. O projeto será implantado na escola. Além de um troféu, os alunos envolvidos ganharam um dia de lazer na Reserva Vale do Rio Doce.

O estudante Pedro Barbosa da Silva, de 15 anos, participou da elaboração da ideia vencedora sob a coordenação da professora de Ciências, Nivea Seidel de Almeida Silva. Ele explicou que o projeto consiste no reuso da água dispensada nos bebedouros e pias de banheiros para irrigar o jardim e a horta escolar.

“Nossa escola tem uma área verde muito grande. A gente ficava incomodado quando via tudo aquilo sendo irrigado com água potável, logo no momento em que vivemos uma crise hídrica. Idealizamos um projeto que visa economizar água e também os gastos com irrigação ”, disse,
muito emocionado.

A Emef Orozimbo Leite, do Guaxe, ficou em segundo lugar. As alunos ganharam um piquenique na Floresta Nacional de Goytacazes. Em terceiro lugar, houve empate: a Emef Samuel Batista Cruz (Caic), do bairro Interlagos, e a Emef Elza Roni Scarpat, do bairro Lagoa do Meio. Os alunos ganharam um piquenique no Projeto Tamar, em Regência.

Concurso leiteiro

O Concurso Leiteiro, promovido pela Associação dos Produtores de Linhares (APL),
premiou o
dono do animal que produziu mais leite durante os quatro dias de competição realizada na Agro ExpoNorte. Na categoria Livre, a vaca Maravilha, de Custódio Forza, produziu 140 kg. Já na categoria até 25 kg, a vencedora foi a vaca Bela Norte, de Marineuza Gomes da Rocha, com 80kg. Eles ganharam troféus e premiação em dinheiro.






Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!