Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro
Redação
Os agricultores de Jerônimo Monteiro já podem programar a renovação de seus cafezais. A Prefeitura Municipal já começou a distribuição cerca de 70 mil mudas de café conilon, da variedade robusta tropical, aos produtores locais. A intenção é aumentar a produtividade e a renda nas propriedades onde predomina a agricultura familiar.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Edson Fosse Filho, esta ação do poder público municipal veio no memento certo, juntamente com a chegada das chuvas, após um período de estiagem que vinha castigando o município. “Agora podemos continuidade a esse trabalho de renovação da lavoura, que começamos no ano passado ” &ndash, lembrou.
O produtor Moisés Araujo, que possui propriedade na localidade de Caeté, foi um dos beneficiados pelo programa. Ontem ele retirou as mil mudas que solicitou para renovar sua lavoura cafeeira. “Esta foi uma ótima iniciativa, essas mudas vieram em boa hora ” &ndash, comemorou Moisés.
A distribuição das mudas está sendo realizada no novo Viveiro Municipal, que está com as instalações concluídas e operando em plena capacidade. No local, também são produzidas mudas de eucalipto e outras espécies de plantas nativas e ornamentais, também para serem doadas aos produtores rurais do município.
Localizado às margens da rodovia BR 282, o viveiro tem uma grande infraestrutura, com galpão, escritório, almoxarifado, banheiros e área para o preparo do substrato. “Estamos preparados para manter o atendimento ao produtor local em níveis elevados ” – comentou o secretário.





