Em apenas um dia, produtores rurais de Iúna, no Sul Caparaó, visitaram nove propriedades rurais do município. O dia de campo “Incaper presente na associação ” discutiu principalmente assuntos relacionados ao setor cafeeiro, desde a escolha da área a ser plantada, abertura de covas, espaçamento, escolha da muda, podas, pragas, doenças, até a qualidade do café produzido. Outros temas como, a fruticultura, pastagem, olericultura e o Programa Reflorestar também foram debatidos.
O dia de campo foi realizado nas propriedades rurais dos produtores que participaram do evento, ou seja, cada uma delas serviu como estação. Na atividade, os agricultores da Associação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Iúna (Atrafi), que conta com vinte associados, puderam ver de perto resultados positivos e algumas falhas que podem ser corrigidas se o produtor rural buscar informação.
“O interessante dessa metodologia é que cada associado observa o que está errado e o que está correto na propriedade do seu vizinho. Isso aproxima ainda mais o Incaper da vida do agricultor familiar ”, falou o engenheiro agrônomo Matheus Fonseca de Souza, chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Iúna. O evento foi realizado dia 16 de janeiro.
Fonte: Incaper
Legenda da foto
Em apenas um dia, produtores rurais de Iúna, no Sul Caparaó, visitaram nove propriedades rurais do município.
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos