Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro
Para dar a destinação adequada dos resíduos da poda urbana e ainda ajudar os produtores rurais, a prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realiza o cadastramento dos produtores proprietários de secadores de grãos do município até o dia 23 deste mês.
O cadastro tem por finalidade fazer o levantamento dos interessados em receber doação da lenha resultante das podas de árvores e arbustos executadas no município pelo setor de Jardinagem e Paisagismo. Para participar, os produtores proprietários de secador precisam estar devidamente licenciados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que apoia a iniciativa.
Para participar, o produtor rural proprietário de secador de grãos deverá comparecer à sede da secretaria, na Rua Demerval Amaral, nº 35, em cima do Banco do Brasil. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 08h00 às 11h00 e de 13h00 às 17h30. É necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, licença ambiental ou protocolo do secador de grãos e comprovante de posse da propriedade.
“Este projeto é inédito no município e talvez até no estado. Além de dar grande ajuda aos produtores rurais, a destinação adequada dessa lenha é importante para a sustentabilidade, pois reduz a utilização de madeiras de espécies nativas e a expansão de plantações de monoculturas (eucalipto, por exemplo), que prejudicam a biodiversidade ”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.
Lenha suficiente para 400 horas de secagem
O trabalho da equipe jardinagem e paisagismo da prefeitura de Guaçuí é realizado de maneira organizada, com a separação por tipo e espécie de madeira e o armazenamento de todo o resíduo resultante das podas de árvores e arbustos no município, com intuito de doar a lenha.
Desde dezembro do ano passado, o material é acondicionado no galpão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estão armazenados 25 metros cúbicos de lenha, o equivalente a aproximadamente nove toneladas. De acordo com avaliação da secretaria, essa quantidade é suficiente para um secador funcionar durante aproximadamente 400 horas e secar em média 625 sacas de café.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí





