Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Para receber as mudas os agricultores familiares devem estar cadastrados no próprio Incaper
O Governo do Espírito Santo inicia nesta quinta-feira (04) o repasse de 200 mil mudas de cacau para agricultores familiares, dentro do programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau do Espírito Santo (Cacau Sustentável). Ao todo, o investimento da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para aquisição foi de R$ 1,2 milhão.
A entrega do primeiro lote, com 20 mil mudas, será na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“Já repassamos 150 mil mudas e agora iniciamos o repasse de mais 200 mil, que estarão nas mãos dos produtores até março. É muito importante que os produtores fiquem atentos às recomendações técnicas para garantir o melhor aproveitamento desses materiais ”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Para receber as mudas, que são tolerantes a vassoura-de-bruxa, principal doença que afeta as lavouras de cacau, os agricultores familiares devem estar cadastrados no próprio Incaper e na Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).
As principais ações do ‘Cacau Sustentável’ convergem para a renovação ou revitalização das áreas plantadas com cacau, no sistema de Cabruca, afetadas pela vassoura-de-bruxa. Com a diminuição da incidência da doença, as lavouras melhoram a performance econômica, ampliando a renda dos cacauicultores.
Fonte: Seag





