Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Chegando em sua sexta edição o Encontrão da Rede da Agricultura Familiar e das Associações de Alegre será realizado no sábado (30). Nesse ano, com o tema “Fé e vida: A Verdadeira Liberta ”, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é um dos parceiros da Rede da Agricultura Familiar, organizador do evento.
Entre as instituições colaboradoras do evento estão diversas associações de agricultores familiares do município, o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Alegre (Sitrua), a Universidade Federal do Espírito Santo &ndash, Campus Alegre (Ufes) e o Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa.
A reflexão sobre o compromisso e envolvimento de cada agricultor nas organizações sociais foi a motivação para a escolha do tema deste ano. Além de fortalecer um dos pilares da organização social, o Incaper visa fortalecer o associativismo e o espírito cooperativista que contribui para o desenvolvimento da comunidade, troca de informações e aprendizado coletivo dos agricultores.
Segundo a agente de extensão em desenvolvimento rural do escritório de Alegre, Joana Junqueira Carneiro, o objetivo é melhorar o trabalho de todos. “Nossa missão é pela construção de uma sociedade mais justa e com pessoas mais felizes. O encontro vai celebrar principalmente a união dos nossos agricultores e o encerramento das atividades do ano, além de avaliarmos e nos planejarmos para o próximo ano ”, ressaltou.
Joana destaca ainda que a organização é essencial para o acesso a políticas públicas. “A ação fortalece tanto a comercialização com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) quanto a o acesso à terra, o crédito fundiário, habitação rural, além de torná-los mais autônomos em suas decisões e conquistas. Nossa função é em um processo participativo de construção de conhecimento sejamos facilitadores desta evolução para as famílias do meio rural ”.
O dia contará com diversas palestras e trabalho em grupo, todos voltados para evolução do trabalho social e coletivo. Entre os focos do evento estão os avanços, as necessidades e as ações para 2014.
Fonte: Incaper





