Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O diferencial do evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para 12
Um dia de muito trabalho durante a segunda e última etapa de degustação de cafés do “7° Concurso de Qualidade do Café de Castelo ”, que aconteceu na Sala de Degustação e Classificação do Café de Castelo, nesta quinta-feira, dia 28 de novembro.
Foram degustadas 54 amostras de cafés, 32 da categoria arábica e 22 da categoria conilon, sendo 16 do tipo natural e seis do tipo cereja descascado. Dessas 54 amostras, 12 foram selecionados, por cinco degustadores, todos de fora do município, que participaram dessa última etapa. A divulgação dos 12 vencedores e a entrega da premiação vai acontecer no dia 13 de dezembro, durante um evento festivo para os participantes do Concurso e seus familiares.
A degustação contou com a presença do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural &ndash, INCAPER, Evair Vieira de Mello, que também é degustador. Enquanto provava os cafés finalistas, Evair comentou que as amostras foram difíceis para classificar. “”Já degustei em concursos de várias regiões do país e nunca provei cafés de tão alta qualidade ”, disse Evair durante a degustação.
O secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, falou da excelente qualidade dos cafés e parabenizou os produtores participantes do Concurso. “Parabenizo os produtores de café de Castelo pelo empenho e dedicação com suas lavouras. Nossos cafés foram só elogios ”, disse o Secretário orgulhoso.
“”A qualidade dos nossos cafés está de impressionar, todos estão falando muito bem e isso tudo é resultado de muito trabalho e da assistência que a Secretaria Municipal de Agricultura tem prestado para os produtores ”, elogiou Eutemar Venturim, Vice-Prefeito de Castelo, que também esteve presente durante a degustação dos cafés.
O diferencial do evento deste ano é o número de premiados que antes era de apenas seis e agora passou para 12 com objetivo de estimular o interesse de todas as regiões produtoras de café do município. Para isso, a divisão da premiação será a seguinte: de 1º ao 6º lugar na Categoria Arábica, de 1º ao 3º na Categoria Conilon Natural, e de 1º ao 3º lugar na Categoria Conilon Descascado. Além da premiação em dinheiro, que vai variar entre 800 reais a quatro mil reais, os cafés premiados em 1º, 2º e 3º lugar vão ser comercializados com valores superiores ao de mercado, chegando a R$ 1.000,00 o valor da saca. Todos os três premiados de cada categoria também receberão troféus personalizados.
O 7° Concurso de Qualidade do Café de Castelo é realizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural &ndash, INCAPER e pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Castelo, e conta com apoio de parceiros como: a Caixa Econômica Federal, o Centro do Comércio de Café de Vitória, a Câmara Municipal de Castelo, a Bourbon Specialty Cofees e Prove Café de Venda Nova do Imigrante.
O cafeicultor que desejar saber mais sobre o evento de premiação deve entrar em contato com a prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, pelo telefone: 3542- 8533.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castelo





