Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Conhecidos pelas lavouras de café, os produtores do município de Iúna querem diversificar. Uma das alternativas buscadas foi o cultivo de morango e para isso o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura realizou nesta semana, o Dia de Campo sobre o Morango na Região de Montanha do Espírito Santo.
Para que as informações fossem passadas com clareza, cinco estações foram realizadas durante o encontro, todas coordenadas por técnicos do Incaper. Os temas apresentados foram: Técnicas Culturais e Variedade, Manejo de Doenças, Manejo de Pragas, Pós-colheita e Parecer sobre cultura e informações gerais.
De acordo com chefe do escritório local, Cláudio Deps Almeida, a busca por novos cultivos levou os produtores procurarem mais informações sobre o morango. “Com esse cultivo os agricultores terão uma renda extra, mas para isso é preciso saber as necessidades de cada lavoura, e o que fazemos é passar as informações necessárias para uma boa colheita ”, destacou.
Atualmente, o município possui poucos produtores de morango, mas muitos estão interessados em iniciar a atividade, cerca de 40 produtores compareceram ao evento e aprenderam mais sobre o cultivo.
Fonte Incaper





