Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Os alunos participaram de uma palestra sobre o funcionamento e a importância das Unidades ES na economia da agroindústria
Nesta segunda-feira (25), alunos do curso técnico de Agronegócio e professores da Escola Estadual Senador Dirceu Cardoso, localizada no município de Muqui, visitaram o entreposto central das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). A comitiva, composta por 25 estudantes, vivenciou o ritmo de comercialização.
Os alunos participaram de uma palestra sobre o funcionamento e a importância das Unidades da Ceasa/ES na economia da agroindústria no interior e como é feita a comercialização, a segurança alimentar e o abastecimento capixaba. Além da palestra os estudantes conheceram o galpão do “Mesa Brasil Sesc-ES/Banco Ceasa-ES de Alimentos ”
Segundo o diretor operacional, Carmo Zeitune, a Ceasa/ES é um ponto de encontro para quem quer vender e comprar. “É importante que eles tenham contato e saibam como funciona o sistema de comercialização, os serviços técnicos, a sustentabilidade econômica e de segurança alimentar da Ceasa. A empresa não é apenas um mercado de comercialização. Ela representa uma política de abastecimento com geração de, aproximadamente, 18 mil empregos diretos e indiretos ”, lembra.
De acordo com a professora de Comercialização Rural e Marketing, Rithiely Peqcavati, os alunos puderam vivenciar na prática o que aprendem no curso técnico de Agronegócio. “Eles aprenderam como funciona o canal de distribuição do Estado, eles tiveram contato diretamente com os produtores e a importância que eles têm e, principalmente a economia gerada pelas Unidades ”, conta a professora.
A aluna Karolaine Zampilhi, 16 anos, cursa o segundo ano do curso e conta que foi a primeira experiência no mercado da Ceasa/ES. “Praticamos aquilo que estudamos na escola, como a técnica logística utilizada, a grande quantidade de produtos ofertados, as oportunidades de empregos, a origem dos produtos, a forma de comercialização, o processo dos alimentos perecíveis e a economia da agroindústria ”, relata a estudante.
Fonte: Ceasa





