Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Foram distribuídas para os produtores rurais de Guaçuí 3.750 mudas de laranja das variedades Bahia (Lavelate, Nanelate e Navelina), Pera, Salustiana e Valência, as quais foram anteriormente avaliadas e definidas como as melhores opções para o município, com base nas condições climáticas da região.
A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar de Guaçuí (Semag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), beneficiando em torno de 20 famílias, com objetivo de implantação de pomares comerciais.
“Com a entrega dessas mudas os produtores podem diversificar suas propriedades, e inserir uma atividade além da cafeicultura, que é predominante na região, e assim, tem a oportunidade de ampliar e distribuir melhor ao longo do ano a renda familiar ”, disse Márcia Varela, engenheira agrônoma, extensionista do Incaper.
Essas mudas são provenientes de viveiros de São Paulo e Espírito Santo e passaram por avaliações fitossanitárias, a fim de evitar que pragas e doenças que acometem plantas em outras regiões do país cheguem aos nossos pomares. Os produtores que receberam as mudas foram previamente cadastrados pela Secretaria de Agricultura e Incaper, de acordo com interesse e disponibilidade de área apta para o plantio e tem o compromisso de fazer o manejo adequado e comercialização das frutas que serão produzidas. “Complementando a questão da diversificação das propriedades e geração de renda, os agricultores familiares poderão contar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escoar a produção das laranjas vendendo para a Alimentação Escolar ”, lembrou Marta Carvalho, subgerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura.
Fonte: Prefeitura de Guaçuí





